NEI-CAp/UFRN, 1980.

UMA ESCOLA DA INFÂNCIA

O Núcleo de Educação da Infância – NEI foi criado como Unidade Suplementar pela Resolução 55/1979 – COSUNI, de 17 de maio de 1979. Em sua origem nomeado Núcleo Educacional Infantil, tinha como característica inicial de atuar como creche para atender à comunidade universitária feminina - funcionárias, alunas e professoras da UFRN, recebendo crianças a partir de 3 meses de idade.

Tal projeto, entretanto, foi inviabilizado pelos altos custos, que a infraestrutura de uma creche acarretaria. Deste modo, o Núcleo foi definido como pré-escola e começou a funcionar em 04 de junho de 1979, atendendo crianças na faixa etária de 1 ano e 8 meses a 2 dois anos e 6 meses aos 5 anos e 11 meses de idade.

Em 2002 o NEI foi regulamentado pela Resolução nº 002, de 15 de janeiro de 2002, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE e a partir de 2008, o ingresso das crianças foi ampliado para a comunidade em geral sendo estabelecido o sorteio público, via Edital, como forma de acesso.

Em 2013, por meio da Resolução 13/2013, de 18 de outubro de 2013, esta comunidade escolar acolhe as crianças e os servidores da Unidade Educacional Infantil-UEI/UFRN, ampliando assim o seu atendimento.

Atualmente, funciona como um Colégio de Aplicação, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e ao Centro de Educação - CE, dedicando-se à Educação Infantil (creche e pré-escola) e ao Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).

O Núcleo de Educação da Infância – NEI/CAp-UFRN parte do pressuposto de que a formação, o aprendizado e o desenvolvimento da criança no contexto escolar e social vincula-se ao papel político e pedagógico assumido pela instituição como mediadora-dinamizadora das relações entre as experiências e conhecimentos da criança e os conhecimentos acumulados socialmente pela humanidade; e da participação e apoio da família na gestão política e pedagógica da escola. Para assumir este papel, define um conjunto de princípios teóricos a partir dos quais são estruturadas as atividades curriculares.